quarta-feira, 25 de abril de 2007

Lembrança do Inferno




Sonhei com o Inferno e suas diversas camadas. Vi todo um clero com o Papa ao centro ditando palavras tortuosas. Mas também vi minha vida num eterno retorno dentro de um shopping center. Sentado em uma das inúmeras cadeiras da praça de alimentação, diante de uma TV que lançava mentiras de um mundo que não existe mais. Ao meu redor, uma raça de condenados que nem sequer sabe que estão mortos, comendo seus hamburgers, pizzas, tomando suas coca-colas, namorando seus mortos ou desfilando seus cadáveres sobre o mármore frio do shopping. Sim, eu sei que também morri. Eu apenas não sei porque permaneço aqui entre aqueles que nada sabem sobre si mesmos ou sobre este lugar. A ignorância é o muro e a grade do inferno.
O tempo não é linear. Nem vai para frente nem vai para trás. É apenas um momento preso na eternidade, uma expressão angustiante presa ao infinito. Não sei quando vim parar aqui. Lembro do elevador, logo ali no corredor. Lembro que eu sai dele e logo procurarei um lugar para sentar, como se toda a fadiga de uma vida estivesse sobre as minhas costas. Nem sequer lembro se o elevador subia ou descia. Posso ter passado apenas um dia aqui ou um milhão de anos.
Deixo minha cabeça repousar sobre a pequena mesa entre copos e talheres sujos e penso. Penso, penso e penso como vim parar aqui. Qual o maldito caminho que peguei para acabar aqui, nesta inexistência. Ou eu sempre estive no inferno, apenas caí de uma camada para outra? De qual outra inexistência eu vim? Será que houve realmente uma vida antes de todo esse horror?
O ar desse shopping é podre! Tem o fedor de mil cadáveres! A comida, se é que posso me referir assim à podridão sobre as mesas dessa infernal praça de alimentação, escorre eternamente pela mesa ao chão e faz uma poça pútrida aos pés dessas criaturas que vagamente lembram seres humanos.
Quem eu era me pergunto. Chego a duvidar se um dia eu fui feliz ou amado ou... Vejo esses malditos e me pergunto se entre eles haveria um amigo ou um irmão levado pela mesma má sorte que me trouxe aqui. Mas, nenhuma dessas débeis faces me traz algo familiar.
Eu não queria estar aqui. Não que eu sinta em meu corpo tormentos insuportáveis. Não, não sinto. Mas, porque eu não me encaixo nesta realidade. Se é que se pode chamar de real uma existência tão absurda. Faço parte de um mundo ao qual não pertenço, mas começo a duvidar que exista algum mundo para o qual eu pertença.
Não sei o que me prende a esta cadeira. Se é a fadiga ou total falta de esperança em encontrar, mesmo nas imediações desse shopping amaldiçoado, um lugar ao menos diferente dele. Não tenho muita fé de que, nas cercanias desse inferno, exista um lugar aonde se possa encontrar algum alívio.
Mas, o barulho irritante desse lugar me estimula a tentar deixá-lo desesperadamente. Porém, ao levantar, as pernas tremem e doem. Assim, me sento com a vaga promessa de tentar novamente mais tarde, afinal, tenho toda uma eternidade para isso. Toda a eternidade para encontrar uma brecha no inferno.

Nenhum comentário: